Dante Rosado
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thread 1/17
A pandemia da COVID-19 tornou mais popular os conceitos de Grupo de Controle e Experimental, utilizados para avaliar se um tratamento de saúde é efetivo. As discussões sobre as vacinas e os tratamentos precoces trouxeram esses termos.
03:19 PM - May 05, 2023
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Dante Rosado
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thread 2/17
Em estudos de vacina, por exemplo, as pessoas selecionadas para o Grupo Experimental recebem o imunizante (tratamento) em teste. Os resultados nesse grupo são comparados com os do Grupo Controle com pessoas que não receberam a vacina, definindo-se a eficácia do tratamento.
03:20 PM - May 05, 2023
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Dante Rosado
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thread 3/17
Em resumo, um grupo recebe o tratamento que se quer avaliar e outro não. O Grupo Controle vai dar, portanto, uma previsão (estimativa) do que teria ocorrido se o tratamento não tivesse sido aplicado no Grupo Experimental. Essa previsão vai servir de base de comparação.
04:23 PM - May 05, 2023
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Dante Rosado
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thread 4/17
Na segurança do trânsito não é diferente. Ao avaliar o impacto de uma ação, devemos perguntar o que teria acontecido se nada tivesse sido feito. Ou seja, também precisamos ter como base de comparação uma previsão do que teria ocorrido se o tratamento não tivesse sido aplicado.
04:24 PM - May 05, 2023
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Dante Rosado
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thread 5/17
Para explicar melhor podemos usar o exemplo nesse gráfico (extraído de Hauer, 2002). Ele mostra as lesões de trânsito relacionadas ao uso de álcool na direção em um bairro Y da localidade X. Em função desses dados, foi criado programa de fiscalização para coibir beber e dirigir.
04:26 PM - May 05, 2023
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Dante Rosado
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thread 6/17
Um ano antes do início do programa, 173 pessoas foram lesionadas em sinistros de trânsito relacionados ao uso de álcool. No primeiro ano do programa, o sistema de dados da localidade X registrou 144 pessoas feridas em função do mesmo fator de risco. Uma diferença de 29 pessoas.
04:27 PM - May 05, 2023
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Dante Rosado
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thread 7/17
Podemos atribuir a redução de 16,7% ao programa (tratamento)? A resposta é NÃO, pois outros fatores externos podem ter influenciado o resultado (fatores de confusão) ou pode ter ocorrido uma variação natural na quantidade de lesões (fenômeno de regressão à média).
04:27 PM - May 05, 2023
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Dante Rosado
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thread 8/17
Como fatores de confusão, para esse caso, podemos citar, por exemplo: condições climáticas; variação no fluxo de veículos e pessoas; preço das bebidas alcoólicas; saúde mental da população; outras ações de segurança no trânsito; e até mesmo mudança no método de coleta de dados.
04:28 PM - May 05, 2023
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Dante Rosado
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thread 9/17
Usualmente, nas análises de segurança no trânsito esses fatores são ignorados e o resultado é todo atribuído ao tratamento. Entretanto, o resultado das lesões pode refletir não apenas o efeito do tratamento, mas também o efeito de outros fatores e a variação natural da medida.
04:28 PM - May 05, 2023
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Dante Rosado
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thread 10/17
Para fazer a avaliação de impacto do programa de fiscalização precisamos de uma previsão do que teria ocorrido sem a sua implementação. O dado do ano anterior não é uma boa previsão, ainda mais se olharmos a tendência. Mas infelizmente é isso que é feito usualmente.
04:28 PM - May 05, 2023
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Dante Rosado
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thread 11/17
Hauer (2002) descreve outros métodos de previsão. Um segundo, ainda falho, seria considerar a média dos três anos anteriores. Um terceiro por meio de modelo de regressão baseado nos dados dos anos anteriores, mas com baixa confiança por conta das poucas observações.
04:29 PM - May 05, 2023
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Dante Rosado
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thread 12/17
Outra previsão seria baseada no que ocorreu em outros bairros, que não receberam o programa (grupo de “controle”). Por exemplo, nesses bairros no ano anterior foram registradas 434 pessoas lesionadas em sinistros com consumo de álcool. No ano seguinte, sem o tratamento, 389.
04:29 PM - May 05, 2023
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Dante Rosado
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thread 13/17
Pode-se prever, a título de exercício, que o bairro Y (grupo “experimental”) teria registrado 155 pessoas lesionadas (173*389/434) sem o tratamento. Ou seja, já seria esperado uma redução de 18 pessoas lesionadas (-10,4%) se nada tivesse sido feito.
04:40 PM - May 05, 2023
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Dante Rosado
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thread 14/17
O efeito do programa teria sido, portanto, uma redução de 11 pessoas lesionadas (155 - 144) e não 29, como uma análise simplista apontaria. Em termo percentual a redução média seria de 7% e não 17%. Nesses resultados ainda seria necessário calcular os intervalos de confiança.
04:40 PM - May 05, 2023
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Dante Rosado
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thread 15/17
Ainda há outras técnicas mais robustas. E o exemplo aqui é apenas uma simplificação, mas já serve de alerta. Quando você se deparar com uma comparação antes e depois, questione se foi utilizado algum método para prever o que teria acontecido se nada tivesse sido feito.
04:41 PM - May 05, 2023
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Dante Rosado
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thread 16/17
“Sem fazer isso, não há comparação válida; sem uma comparação válida, não há estimativa do efeito de segurança.” Hauer (2002)

Fim do fio 🧶
04:41 PM - May 05, 2023
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Dante Rosado
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thread 17/17
Observações: para efeito didático foram feitas simplificações. Acessar a seguinte referência para maiores esclarecimentos: Hauer, E. (2002) Observational Before-After Studies in Road Safety: Estimation the effect of Highway and Traffic Engineering Measures on Road Safety.Revisão do fio por Caio Torr
04:42 PM - May 05, 2023
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